segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inscrições para as oficinas do I Festival de Performance de Belo Horizonte


O Bem Natural apoia o I Festival de Performance de Belo Horizonte, e a produção do mesmo pede para avisar que continuam abertas as inscrições para suas oficinas. Confira as informações abaixo e aproveite esta chance para trocar idéias e experiências.

Inscrições: de 03 a 11 de agosto

Realização das oficinas: 17 a 21 de agosto
Horário: 14 às 18h
Local: Núcleo de Formação e Criação Artística - Praça da Estação
Acesse: www.festivaldeperformancebh.com.br

1. Performance e Som
Ministrante: Luca Forcucci (ITA)

A oficina aborda a relação entre performance e som, abrangendo os seguintes temas: som e performance; voz e performance; arte sonora interativa; composição com fontes múltiplas de som; gravação e edição com sons e instrumentos.

Luca Forcucci é compositor, intérprete e artista na área de som. Possui mestrado em Arte Sonora, no Centro de pesquisa de Arte Sonora da Queens University de Belfast, Irlanda do Norte. Faz doutorado em composição e arte sonora na Universidade de Monfort, na Inglaterra. Trabalha como artista residente no Brain Mind Instituto, em Lausanne, Suíça, onde desenvolve uma pesquisa com base em emoções, imagens mentais e música gerada por ondas cerebrais. Explora as propriedades sonoras de espaços arquitetônicos, arquiteturas imateriais e ambientes digitais.

2. Performance e Imagem
Ministrante: Ricky Seabra (USA/BRA)

A oficina trabalha a relação do performer com os elementos audiovisuais por meio de práticas de experimentação, explorando a criação de imagens, movimento e outras possibilidades de performance. Aborda a construção e desconstrução de imagens ao vivo.

Ricky Seabra é graduado em Design Gráfico pela Parsons School of Design, em New York, onde morou por 7 anos e trabalhou na Miramax Films. Em 2002, se tornou Mestre pela Academia de Desenho Industrial de Eindhoven. Trabalhou, de 2002 a 2006, como artista residente do Kunst Centrum Nona na Bélgica, produzindo espetáculos teatrais com a coreógrafa Andrea Jabor. Seus trabalhos mais recentes são: Aviões e Arranha Céus; Isadora.Orb, a metáfora fina; Empire, Love to Love You, Baby. Faz parte do coletivo de artistas Zero Gravity Arts Consortium, que discute e propõe projetos para a arte em gravidade zero.

3. Performance e palavra
Ministrante: Lucio Agra (BRA)

Na oficina serão expostas e exercitadas algumas estratégias para desenvolvimento de uma poética da linguagem da performance no contemporâneo. Dentre os temas explorados estão: desenvolvimento de estados corporais na performance; conceito de vivências de liminaridade; deriva, mitologia pessoal, enfrentamento da persona; corpos tecnológicos; poesia como texto da ação performática.

Lucio Agra é professor, poeta e performer, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Conviveu e trabalhou com Renato Cohen. Desenvolve trabalho que articula sua poesia com performance e música. Nessa linha, vem se apresentando em diversos eventos no Brasil (Hipersonica, Ciberliteratura) e no exterior (E-poetry Paris, Encontro de Poesia Experimental, Uruguai) sob o nome (demo)lição. Autor de Selva Bamba (poemas, 1993), História da Arte do século XX – Idéias e movimentos (2004) e Monstrutivismo – reta e curva das vanguardas (no prelo pela Editora Perspectiva). Atualmente pertence à diretoria da recém-criada Rede de Performance do Estado de São Paulo. É professor na Graduação em Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP, pioneira no Brasil de uma habilitação em Performance.

Nenhum comentário: